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publicado em 10 de julho de 2020

Sete dicas para manter a saúde mental na quarentena

1. INFORME-SE, MAS COM MODERAÇÃO

É importante equilibrar a quantidade e a qualidade de informações para não cair em um dos dois extremos: negligência (“não quero saber de nada”) ou desespero (“quero saber de tudo).

Equilíbrio, essa sempre foi a chave para tudo na vida.

Perceba qual horário do dia é melhor para você se informar – como no horário do almoço ou fim de tarde – e, depois, realize outras atividades sem que a ansiedade ou a tristeza tomem conta de você.

Evite buscar informações principalmente, em dois momentos:

  1. Antes de dormir, pois as notícias podem influenciar seu sono
  2. Logo que acordar, pois notícias ruins podem dar o tom para o seu dia

Restringir seu tempo de contato com notícias (de fontes confiáveis) a uma ou duas horas diárias, no máximo, é o mais aconselhável.

2. RESPEITE-SE

Estar em isolamento pode gerar uma montanha-russa emocional. Em uma hora você sente esperançacompaixão, gratidão pelo que tem, na outra hora, sente ansiedade, tristeza ou raiva.

Quando você se sente bem, percebe-se com energia e disposição para cuidar de si, da casa, do trabalho.

Mas quando se sente mal, a energia vai embora e pode sentir vontade de dormir, chorar ou conversar com alguém.

Reconheça e, se for possível, respeite suas necessidades. Peça ajuda quando sentir que não está dando conta de lidar sozinho.

3. EXERCITE-SE

“Corpo são, mente sã”. A frase do filósofo romano Juvenal faz ainda mais sentido no isolamento.

Atividades físicas liberam endorfinas, hormônio responsável pelo bem estar, humor, concentração e autoconfiança, ajudando na nossa saúde mental.

Existem inúmeros aplicativos que mostram como fazer atividade física em casa.

Pesquise para ver com qual você se identifica mais e defina um horário que é mais adequado para você.

4. MEDITE

Meditação é uma forma incrível para se manter no presente e se desfazer de sentimentos que geram desconforto.

Para quem não tem o hábito de meditar, as meditações guiadas são uma ótima opção, pois basta ser concentrar no que está sendo orientado.

5. TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO 3-3-6

Meditação é uma forma incrível para se manter no presente e se desfazer de sentimentos que geram desconforto.

Para quem não tem o hábito de meditar, as meditações guiadas são uma ótima opção, pois basta ser concentrar no que está sendo orientado.

6. BUSQUE APOIO

Contato com outras pessoas é fundamental para humanos em momentos de comemorações e de tristezas. A presença de um outro ser fez a alegria ser mais intensa e a dor ser mais amena.

O distanciamento social presencial pode ser amenizado por encontros online com amigos e familiares. Existem aplicativos que permitem reuniões a distância com várias pessoas ao mesmo tempo.

Precisamos nos adaptar a essa realidade nesse momento e isso fica mais fácil com a ajuda de outras pessoas, então, busque apoio.

 

Fonte: Gshow https://gshow.globo.com/horoscopo-etc/fique-em-casa/noticia/sete-dicas-para-manter-a-saude-mental-na-quarentena.ghtml