Cedirlab

Creatinina – Inclui a Taxa de Filtração Glomerular

Também conhecido como: Dosagem de Creatinina, Creatinina no Sangue, Creatinina (Soro), Creatininemia, GFR Estimativa e Filtração Glomerular Estimada.

A creatinina é um produzida pelos músculos, filtrada no sangue pelos rins e liberada pela urina. A quantidade produzida depende do tamanho do corpo e da massa muscular. A taxa de filtração glomerular é utilizada para estimar a quantidade de sangue filtrado por minuto pelos rins, sendo indicada para rastrear e detectar danos renais precocemente, além de ajudar no diagnóstico de doença renal crônica ou monitorar o funcionamento dos rins.

Categoria:

Descrição

Por que fazer o exame Creatinina – Inclui a Taxa de Filtração Glomerular?

A verificação dos níveis de creatinina com a taxa de filtração glomerular é utilizada para verificar se os rins estão funcionando adequadamamente. Pode ser solicitado juntamente com outros exames ou em intervalos regulares nos casos de diagnósticos de doenças renais. O exame também é recomendado na identificação de um ou mais dos seguintes sintomas: – Fadiga
– Falta de concentração e apetite
– Dificuldades para dormir
– Inchaços
– Urina escura, com espuma ou com sangue
– Diminuição na quantidade e na frequência de urina
– Problemas ao urinar (sensação de queimação ou corrimento)
– Dor nas costas (próximo aos rins)
– Pressão alta

Como me preparar para o exame Creatinina – Inclui a Taxa de Filtração Glomerular?

Não há orientações para a realização do exame de creatinina com a taxa de filtração glomerular.

Como é feito o exame Creatinina – Inclui a Taxa de Filtração Glomerular?

Para a realização do exame de creatinina com a taxa de filtração glomerular, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames. A coleta pode ser realizada em uma de nossas unidades ou no local que você escolher, por meio de agendamento na Central de Relacionamento. – Antes da punção da veia, a área escolhida é limpa com algodão embebido em álcool;
– Acima do local limpo, o braço é garroteado para pressionar a circulação e deixar a veia mais evidente;
– A seguir, uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. O processo é simples e breve, mas pode causar desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha. O local da punção poderá ficar ligeiramente roxo, voltando a cor normal em poucos dias. Os técnicos de coleta do estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Se o desconforto for intenso, procure orientação em nossas unidades.

Quais são os resultados possíveis para o exame Creatinina – Inclui a Taxa de Filtração Glomerular?

Os resultados do exame de creatinina com taxa de filtração glomerular devem estar dentro do limite automático, conforme os valores indicados na tabela abaixo. Resultados fora da faixa normal devem ser acompanhados por um médico.

Gênero Valores de referência
Feminino 0,5 – 1,11 mg/dL
Masculino 0,72 – 1,25 mg/dL

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Creatinina – Inclui a Taxa de Filtração Glomerular”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *