Preparação para Exames

Para a realização de exames laboratoriais no CEDIRLAB e para garantia de resultados seguros, é necessário estar atento e seguir alguns procedimentos para o pré-exame, preparo do paciente e coleta das amostras.

Confira abaixo as recomendações e instruções de coleta mais comuns para que você tire suas principais dúvidas.

Jejum

Para alguns exames, o jejum não é obrigatório. Outros exigem jejum de 4, 8 ou 12 horas. Verifique com antecedência o tempo adequado à realização dos seus exames. No caso de crianças de até 3 anos, o jejum recomendável é de até 4 horas. Em recém-nascidos, a coleta deve ocorrer no intervalo entre as mamadas. Nos casos de urgência, ou conforme solicitação médica, o jejum para alguns exames pode ser dispensado, porém é fundamental informar ao técnico da coleta para que os resultados sejam interpretados adequadamente.

Medicamentos

Muitos medicamentos interferem nos resultados. No momento do cadastro dos seus exames, informe todos os medicamentos que fez uso nos últimos 7 dias.

Refrigeração de Amostras

Alguns materiais necessitam de refrigeração desde a coleta até o momento de entrega na unidade de atendimento do laboratório.

Dieta

Na maioria dos exames, os hábitos alimentares devem ser mantidos para que o resultado do exame reflita o estado do paciente no seu dia a dia. Poucos exames exigem dieta especial antes da coleta.

Exercício Físico

Após a realização de exercícios físicos, diversos constituintes orgânicos podem sofrer alterações fisiológicas, portanto é possível a interferência nos resultados de determinados exames.

Bebida Alcoólica

O álcool também pode interferir no resultado de alguns exames.

Caso tenha alguma dúvida não hesite, entre em contato conosco através do nosso canal de atendimento.

Dúvidas? Fale com a gente