Cedirlab

D-Dímero

O D-Dímero, é um dos produtos da degradação da fibrina, que é uma proteína que está envolvida na formação dos coágulos sanguíneos. Assim, quando existe alguma alteração no processo de coagulação do organismo, é possível que exista uma maior quantidade de D-dímero no sangue.

O exame de D-Dímero ajuda no diagnóstico de doenças e quadros clínicos que causam a formação de coágulos em condições não apropriadas, como a Trombose Venosa Profunda (que envolve a formação de coágulo em veias profundas, na maioria das vezes nas pernas) e a embolia pulmonar, que são coágulos sanguíneos nos pulmões.

Além disso, o exame de D-Dímero também pode ser útil na investigação de alguns problemas cardíacos, inflamação e coagulação.

Categoria:

Descrição

Por que fazer o exame D-Dímero?

O exame de D-dímero deve ser realizado para auxiliar no diagnóstico de doenças ou quadros trombóticos (produção de coágulo no sangue).

Como me preparar para o exame D-Dímero?

Não há orientações para realização do D-Dímero.

Como é feito o exame D-Dímero?

Para a realização deste exame, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames. A coleta pode ser realizada somente em uma de nossas unidades. – Antes da punção da veia, a área escolhida é limpa com algodão embebido em álcool;
– Acima do local limpo, o braço é garroteado para pressionar a circulação e deixar a veia mais evidente;
– A seguir, uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. O processo é simples e breve, mas pode causar desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha. O local da punção poderá ficar ligeiramente roxo, voltando à cor normal em poucos dias. Os técnicos de coleta do estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Se o desconforto for intenso, procure orientação em nossas unidades.

Quais são os resultados possíveis para o exame D-Dímero?

Os valores normais de D-Dímero devem ser inferiores a 500 µg/L FEU. Resultados fora da faixa normal devem ser acompanhados por um médico.

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “D-Dímero”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *