Cedirlab

Dengue, IgG

O antígeno NS1 é uma proteína presente no vírus da Dengue, e é o primeiro marcador da doença que pode ser encontrado no sangue. Ele pode ser encontrado do primeiro ao sétimo dias a partir do início da febre.

Os anticorpos dos tipos IgM e IgG, por sua vez, são produzidos pelo sistema imune contra o vírus da Dengue para combater a infecção.

Anticorpos IgM são produzidos num primeiro contato com microrganismos causadores de doença. A pesquisa desse tipo de anticorpo serve para confirmar ou descartar uma infecção atual. Na Dengue, o anticorpo IgM é produzido cinco a seis dias após o início da infecção, podendo permanecer positivo até 30 a 90 dias após a cura da doença. Se o exame for realizado antes do quinto dia desde o início dos sintomas, o resultado pode ser negativo mesmo em caso de Dengue.

Quando o corpo já está em contato com um microrganismo por algum tempo, ele produz os anticorpos IgG. Eles são responsáveis pela proteção a longo prazo, mesmo após a cura da doença. Na Dengue, anticorpos do tipo IgG começam a ser produzidos entre o 7º e o 10º dias. Depois que você teve Dengue o exame deverá dar sempre positivo.

Categoria:

Descrição

Por que fazer o exame Dengue, IgG?

Se você tem sintomas como febre, cansaço, dor no corpo, nas juntas e atrás dos olhos, dor de cabeça e manchas no corpo, esses exames podem ajudar a determinar se você tem dengue. A mesma pessoa pode ter Dengue mais de uma vez, por isso esses exames são importantes mesmo caso você já tenha tido Dengue.

Como me preparar para o exame Dengue, IgG?

Para esse exame, não é preciso nenhum preparo especial anterior. Informe ao seu médico se você tomou a vacina contra Febre Amarela e quando a tomou, pois ela pode alterar o resultado dos exames.

Como é feito o exame Dengue, IgG?

Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado,  para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha , porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo,  que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.

Quais são os resultados possíveis para o exame Dengue, IgG?

NS1 O resultado pode ser reagente, inconclusivo ou não reagente. Um resultado reagente sugere uma infecção atual pelo vírus da Dengue. Um resultado inconclusivo não permite determinar a causa dos sintomas, e deve ser avaliado junto com os outros resultados. O exame pode ser repetido caso o médico julgue necessário. Um resultado não reagente sugere que a dengue não é a causa dos sintomas atuais. No entanto, não é possível descartar Dengue com um resultado não reagente se os sintomas já tem mais de sete dias de duração. Nesse caso, os anticorpos IgM e IgG deverão guiar o raciocínio diagnóstico. Dengue IgM O resultado pode ser reagente ou não reagente. Um resultado reagente sugere que você tem dengue ou teve dengue recentemente. Um resultado não reagente sugere que você não está com dengue, ou que a infecção está em uma fase muito inicial, ou seja, ainda não foram produzidos anticorpos. Dengue IgG O resultado pode ser reagente ou não reagente. Um resultado não reagente sugere que você nunca teve dengue ou que está com dengue em uma fase muito inicial. Já um resultado reagente indica que você está com dengue ou já teve no passado.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Dengue, IgG”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *