Cedirlab

Estradiol, Soro

O estradiol é um hormônio fundamental para a reprodução, já que ele atua na ovulação e na preparação do útero para a gravidez. Além disso, ele é o principal hormônio responsável por desenvolver características femininas, como alargamento dos quadris, crescimento das mamas e a distribuição dos pelos no corpo.

Nas mulheres, ele é produzido nos ovários. Tanto em homens quanto em mulheres, há produção de estradiol no tecido gorduroso.

A quantidade de estradiol no sangue varia de acordo com a idade da pessoa e, no caso de mulheres, com a fase do ciclo menstrual. Ele aumenta nos primeiros 14 dias após o início da menstruação, e tende a diminuir depois.

Antes da puberdade e após a menopausa, o valor de estradiol deve ser baixo.

O uso de anticoncepcionais pode alterar o resultado do exame.

Categoria:

Descrição

Por que fazer o exame Estradiol, Soro?

Quando as mulheres entram na menopausa, geralmente a partir dos 45 anos, há uma queda natural da produção de estradiol. Com esse exame, o médico pode avaliar essa diminuição e discutir com a paciente a necessidade de fazer uma terapia de reposição do hormônio. Esse exame também pode ser solicitado por um médico se houver suspeita de alteração no ciclo menstrual.

Como me preparar para o exame Estradiol, Soro?

É importante informar a data da última menstruação quando realizar o exame. O uso de anticoncepcionais também deve ser informado.

Como é feito o exame Estradiol, Soro?

Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado,  para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha , porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo,  que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.

Quais são os resultados possíveis para o exame Estradiol, Soro?

Em homens, os valores normais estão entre 11 pg/mL e 44 pg/mL. Em mulheres, os valores devem estar de acordo com o período do ciclo menstrual, que podem ser consultados na tabela abaixo. Resultados alterados devem ser acompanhados por um médico.

Fase do Ciclo Valor de referência
Fase Folicular (primeiros 14 dias da menstruação) 21 a 251 pg/mL
Pico Ovulatório (dia 14) 38 a 649 pg/mL
Fase Luteínica (do dia 15 até menstruar) 21 a 312 pg/mL
Menopausa até 28 pg/mL
Terapia de reposição hormonal até 144 pg/mL

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Estradiol, Soro”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *