Cedirlab

Etanol

O etanol é um ingrediente encontrado em bebidas alcoólicas e absorvido pelo trato gastrointestinal, sendo posteriormente transportado por todo o corpo no sangue. Também é eliminado em pequenas quantidades na urina ou nos pulmões após ser processado pelo fígado. Níveis elevados de etanol no sangue podem resultar em intoxicação e em sintomas que prejudicam nas atividades do cotidiano. Já seu uso prolongado pode levar ao desenvolvimento de doenças do fígado, problemas cardiovasculares, depressão, ansiedade e alcoolismo, além de tolerância a substância. O exame de etanol também pode ser utilizado para fins legais em casos de suspeita de consumo de álcool em acidentes ou mortes inesperadas.

Categoria:

Descrição

Por que fazer o exame Etanol?

A análise dos níveis de etanol utilizada para identificar a quantidade de etanol absorvido no organismo, avaliando o nível de comprometimento da substância, principalmente em casos de intoxicação ou overdose. O exame também é recomendado na identificação de um ou mais dos seguintes sintomas:

– Confusão
– Respiração irregular (intervalos longos) ou lenta (menos de oito respirações por minuto)
– Inconsciência
– Convulsões
– Pele azulada ou pálida
– Baixa temperatura corporal

Como me preparar para o exame Etanol?

Orientações para a realização do exame de etanol:

– Exame realizado em todas unidades, exceto Santo André;
– Coleta realizada apenas de segunda a sexta, das 7h às 15h.

Como é feito o exame Etanol?

Para a realização deste exame, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames. A coleta pode ser realizada em uma de nossas unidades ou no local que você escolher, por meio de agendamento na Central de Relacionamento.

– Antes da punção da veia, a área escolhida é limpa com algodão embebido em álcool;
– Acima do local limpo, o braço é garroteado para pressionar a circulação e deixar a veia mais evidente;
– A seguir, uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado.

O processo é simples e breve, mas pode causar desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha. O local da punção poderá ficar ligeiramente roxo, voltando a cor normal em poucos dias. Os técnicos de coleta do estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Se o desconforto for intenso, procure orientação em nossas unidades.

Quais são os resultados possíveis para o exame Etanol?

Os valores de referência abaixo seguem a relação entre a concentração de álcool no sangue e os efeitos clínicos. A avaliação do resultado obtido seguirá o critério do médico.

Situação Valores de referência
Negativo Inferior a 10 mg/dL
Nível tóxico 50 – 100 mg/dL
Depressão do SNC Superior a 100 mg/dL
Intoxicação grave Superior a 400 mg/dL

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Etanol”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *