Cedirlab

Fosfatase Alcalina

A fosfatase alcalina é uma enzima encontrada em vários tecidos do corpo, principalmente no fígado e nos ossos. Seus níveis elevados no sangue são causados comumente por doenças hepáticas ou ósseas. Por serem produzidos em níveis diferentes nas crianças e adultos, o resultado deve ser intepretado de acordo com os valores de referência para cada idade.

Categoria:

Descrição

Por que fazer o exame Fosfatase Alcalina?

A dosagem dos níveis de fosfatase alcalina é utilizada para detectar as condições que afetam o fígado ou osso. Outros testes complementares podem ser solicitados para determinar se a causa é hepática ou óssea. O exame também é recomendado na identificação de um ou mais dos seguintes sintomas: – Fraqueza ou fadiga
– Perda de apetite
– Náuseas e vômitos
– Inchaços abdominais
– Urina escura ou fezes de cor clara
– Pele amarelada
– Coceiras
– Dor nos ossos ou articulações
– Aumento na frequência de fraturas dos ossos
– Ossos deformados

Como me preparar para o exame Fosfatase Alcalina?

Orientações para o exame de sangue: – Não é necessário jejum;
– Evitar a ingestão de bebida alcoólica no dia anterior (24 horas) ao exame;
– Evitar fumar no dia anterior (24 horas) ao exame;
– Informar os medicamentos em uso para verificar as possíveis interferências no resultado do exame.

Como é feito o exame Fosfatase Alcalina?

Para a realização deste exame, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames. A coleta pode ser realizada em uma de nossas unidades ou no local que você escolher, por meio de agendamento na Central de Relacionamento. – Antes da punção da veia, a área escolhida é limpa com algodão embebido em álcool;
– Acima do local limpo, o braço é garroteado para pressionar a circulação e deixar a veia mais evidente;
– A seguir, uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. O processo é simples e breve, mas pode causar desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha. O local da punção poderá ficar ligeiramente roxo, voltando a cor normal em poucos dias. Os técnicos de coleta estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Se o desconforto for intenso, procure orientação em nossas unidades.

Quais são os resultados possíveis para o exame Fosfatase Alcalina?

Resultados menores que 40 U/L indicam que a TGP baixo. Isso pode ser causado por algumas doenças genéticas raras e falta de vitaminas. Resultados entre 40 U/L e 150 U/L estão dentro da faixa normal. Resultados maiores que 150 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico pois podem indicar problema no fígado, nas vesícula biliar ou nos ossos, por exemplo.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Fosfatase Alcalina”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *