Cedirlab

Hepatite B – HBeAg / Antígeno E do Vírus da Hepatite B

Quais são os resultados possíveis para o exame Hepatite B – HBeAg / Antígeno E do Vírus da Hepatite B?

Os resultados possíveis são reagente (positivo), não reagente (negativo) e inconclusivo. O resultado não-reagente é normal e indica que você nunca teve Hepatite B ou teve mas o vírus não está mais se multiplicando, aumenta as chances de cura. O resultado reagente indica que você tem Hepatite B e o vírus está se multiplicando. A doença ainda pode ser transmitida nesse caso. É importante tomar medidas para evitar o contágio de outras pessoas, como a prática do sexo seguro. O acompanhamento médico pode reverter a multiplicação viral e melhorar as chances de cura.

Categoria:

Descrição

Por que fazer o exame Hepatite B – HBeAg / Antígeno E do Vírus da Hepatite B?

A dosagem de HBeAg é indicada em infecções crônicas para avaliar a gravidade do quadro. Quanto maiores os níveis de HBeAg, maior o grau de infectividade, ou seja, maior a possibilidade de contaminação de outras pessoas caso elas sejam expostas às vias de transmissão (sangue e secreções). Por outro lado, níveis mais baixos de HBeAg estão associados a um desfecho mais favorável e maiores chances de cura.

Como me preparar para o exame Hepatite B – HBeAg / Antígeno E do Vírus da Hepatite B?

Para esse exame, não é preciso nenhum preparo especial anterior.

Como é feito o exame Hepatite B – HBeAg / Antígeno E do Vírus da Hepatite B?

Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no laboratório ou por um técnico em visita. O sangue é colhido de uma veia, geralmente no braço. Antes do procedimento, a área escolhida será limpa com algodão embebido em álcool. Acima do local limpo o braço será garroteado,  para pressionar a circulação e a veia fica mais evidente. A seguir uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. Depois de coletado o sangue nos tubos, de acordo com os exames a serem realizados, a amostra é encaminhada ao laboratório para a realização das análises. Este processo é simples e breve, mas pode causar um certo desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha , porém os técnicos estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Algumas vezes o local da punção pode ficar ligeiramente roxo,  que regride em poucos dias, se isto acontecer e causar algum desconforto, procure orientação. Vale lembrar que os benefícios do exame superam os pequenos incômodos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Hepatite B – HBeAg / Antígeno E do Vírus da Hepatite B”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *