Cedirlab

Dengue, IgM

A dengue é um vírus (sorotipos 1, 2, 3 e 4) transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti e seu principal período de transmissão é nos meses chuvosos, já que o inseto precisa de água parada ou ambientes quentes e úmidos para se proliferar. Idosos e portadores de doenças crônicas possuem maior chance de desenvolver o estado grave. Os anticorpos IgM são a primeira forma de diagnosticar uma infecção, sendo detectados entre uma ou duas semanas após a exposição ao vírus. É importante acompanhar os níveis de IgM em curto e longo prazo para identificar se a infecção é primária ou reativada. Para que o vírus se torne inativo, os anticorpos IgG devem ser produzidos após a vacinação ou cura da doença.

Categoria:

Descrição

Por que fazer o exame Dengue, IgM?

A dosagem dos níveis de dengue IgM é indicada para acompanhar os níveis de anticorpos a curto e longo prazo, identificando se a infecção é primária ou reativada, principalmente após viagens para locais onde o vírus está presente. Para que os anticorpos se tornem inativos, os anticorpos IgG devem ser produzidos após a vacinação ou cura da doença. O exame também é recomendado na identificação de um ou mais dos seguintes sintomas: – Febre alta (acima de 38,5ºC)
– Dores musculares intensas
– Dor ao movimentar os olhos
– Mal-estar
– Falta de apetite
– Dor de cabeça
– Manchas vermelhas no corpo
– Dor abdominal intensa e contínua
– Vômitos persistentes
– Sangramento do nariz ou gengiva
– Cansaço

Como me preparar para o exame Dengue, IgM?

Orientações para o exame de dengue, IgM: – Informar quando e se foi aplicada a vacina da febre amarela para evitar interferências no resultado do exame.

Como é feito o exame Dengue, IgM?

Para a realização deste exame, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames. A coleta pode ser realizada em uma de nossas unidades ou no local que você escolher, por meio de agendamento na Central de Relacionamento. – Antes da punção da veia, a área escolhida é limpa com algodão embebido em álcool;
– Acima do local limpo, o braço é garroteado para pressionar a circulação e deixar a veia mais evidente;
– A seguir, uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado. O processo é simples e breve, mas pode causar desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha. O local da punção poderá ficar ligeiramente roxo, voltando a cor normal em poucos dias. Os técnicos de coleta do estão preparados para auxiliar em qualquer dificuldade. Se o desconforto for intenso, procure orientação em nossas unidades.

Quais são os resultados possíveis para o exame Dengue, IgM?

Os resultados do exame de dengue devem estar dentro dos níveis negativos, conforme os valores indicados na tabela abaixo. Resultados fora da faixa normal devem ser acompanhados por um médico.

Situação Valores de referência
Negativo < 0,8
Indeterminado 0,8 – 1,1
Positivo >= 1,1

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Dengue, IgM”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *