Cedirlab

Ácidos Graxos Livres (NEFA), Soro

Exame útil na avaliação metabólica de pacientes que apresentem endocrinopatias ou determinados erros inatos metabólicos. A quase totalidade dos ácidos graxos presentes no soro estão esterificados, ou seja, ligados ao colesterol ou glicerol (triglicérides). Apenas de 2 a 5% dos ácidos graxos totais circulam na forma livre ou não esterificada. Níveis significativamente elevados de ácidos graxos livres são encontrados no diabetes mellitus descompensado e em situações que envolvem excesso de liberação de hormônios lipoativos como adrenalina, noradrenalina, glucagon, TSH e ACTH. O jejum prolongado pode também ocasionar elevação dos ácidos graxos livres, assim como algumas glicogenoses e defeitos congênitos da oxidação dos ácidos graxos.

Categoria:

Descrição

Como é feito o exame Ácidos Graxos Livres (NEFA), Soro?

O exame Ácidos Graxos Livres (NEFA), Soro é realizado é feito a partir da análise de amostra de sangue e o resultado é liberado em 8 dias úteis.

Preparação:

Tubo seco: (AGL)Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame. Tubo com gel separador: (AGL)Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ácidos Graxos Livres (NEFA), Soro”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *