Cedirlab

Adiponectina

A adiponectina é uma proteína sintetizada pelos adipócitos. Possui propriedades antiaterogênicas e sensibilizadoras da ação da insulina. Tem sido utilizada avaliação de resistência à insulina, predição de esteatose hepática não alcóolica e risco de aterogênese. Geralmente é inversamente proporcional ao índice de massa corpórea, resistência insulínica, cintura abdominal e leptina. Está diminuída em pacientes com lipodistrofia e em uso de terapia antirretroviral. Níveis baixos em obesos estão associados a aumento de esteatose hepática não alcóolica. Níveis elevados estão associados a melhor sensibilidade insulínica e controle de diabetes, melhor controle lipídico e menor reação inflamatória associada ao diabetes mellitus.

Categoria:

Descrição

Como é feito o exame Adiponectina?

O exame Adiponectina é realizado é feito a partir da análise de amostra de sangue e o resultado é liberado em 19 dias úteis.

Preparação:

Tubo seco: (ADIPO)Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame. Tubo com gel separador: (ADIPO)Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Adiponectina”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *