Cedirlab

Aldosterona

A aldosterona é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e participa do controle da pressão sanguínea e da manutenção dos níveis de sódio e potássio no organismo. A dosagem de aldosterona pode ser realizada em conjunto com a de renina para diferenciar alterações primárias ou secundárias na sua produção. Níveis baixos ou altos de aldosterona podem indicar problemas de saúde.

Categoria:

Descrição

Por que fazer o exame Aldosterona?

A medição dos níveis de aldosterona é indicada para detectar a deficiência ou excesso na produção dos hormônios nas glândulas suprarrenais, ajudando no diagnóstico dos possíveis problemas de saúde associados ao seu desequilíbrio. Pode ser solicitado juntamente com o exame de renina para verificar a a fonte de sua produção.

Os níveis de aldosterona podem se alterar de acordo com a quantidade de sal na dieta, uso de medicamentos e postura da pessoas (de pé ou deitada).

Como me preparar para o exame Aldosterona?

Dieta conforme orientação médica.

Medicamentos: a critério médico, devem ser suspensos, pelo menos duas semanas antes da realização do exame os anti-inflamatórios não esteroides, anti-hipertensivos (beta bloqueadores, inibidores da enzima de conversão, agentes bloqueadores da ação da angiotensina II, diuréticos tiazídicos, poupadores de potássio e de alça, bloqueadores do canal de cálcio.

Como é feito o exame Aldosterona?

Para a realização deste exame, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames. A coleta pode ser realizada em uma de nossas unidades ou com coleta domiciliar por meio do agendamento no site.

– Antes da punção da veia, a área escolhida é limpa com algodão embebido em álcool;
– Acima do local limpo, o braço é garroteado para pressionar a circulação e deixar a veia mais evidente;
– A seguir, uma agulha fina é delicadamente introduzida na veia para que o sangue seja coletado.

O processo é simples e breve, mas pode causar desconforto, como a dor no momento da introdução da agulha. O local da punção poderá ficar ligeiramente roxo, voltando a cor normal em poucos dias.

Quais são os resultados possíveis para o exame Aldosterona?

Resultados
Posição
Valores de referência
Posição Ortostática 36,10 a 299,64 ng/L
Posição Supina 10,83 a 158,84 ng/L

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Aldosterona”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *